terça-feira, 24 de julho de 2007

INTRODUÇÃO




A presença e uso das novas tecnologias na nossa vida, tem sido cada vez mais e mais significativas, tornando-se quase que obrigatório, uma necessidade, e a busca constante da inovação e uso dessa ferramenta dentro da escola.
E é baseado nessa necessidade que venho propor o desenvolvimento desse projeto.

O LOGO é uma linguagem de programação voltada para o ambiente educacional. Ela se fundamenta na filosofia construtivista.
A linguagem é usada para comandar um cursor, normalmente representado por uma tartaruga, com o propósito de ensinar ao cursor novos procedimentos além dos que ele já conhece, afim de criar desenhos, gráficos ou programas. A perfeição e sofisticação desses desenhos ou programas depende do nível do usuário que pode ser tanto uma criança de 8 anos como um adulto, e podem ensinar a tartaruga como desenhar um simples quadrado, círculo, retângulo ou um projeto mais complexo.

O nome LOGO foi uma referência a um termo grego que significa: pensamento, ciência, raciocínio, cálculo, ou ainda, razão, linguagem, discurso, palavra.
A linguagem LOGO foi desenvolvida na década de 60 no MIT - Massachussets Institute of Technology, Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos - pelo matemático Seymour Papert. Em meados da década de 70 começou a ser testada fora dos laboratórios, e hoje é difundida em todo o mundo, e apontada por especialistas em educação como o melhor e mais importante software educacional.

A versão do SuperLogo, utilizada em nossa escola é uma versão free e disponível para dowloand na internet. É uma versão adaptado para o português pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP.
(O SuperLogo é distribuído gratuitamente pela internet através do site http://www.nied.unicamp.br/ .)


Nenhum comentário: